quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Engenheiros Famosos

Essa postagem é fruto de uma insatisfação pessoal gerada principalmente da seguinte pergunta de um amigo estudante de medicina, querendo alfinetar meu curso: "Você conhece algum engenheiro famoso?". E eu querendo dar uma de esperta disse: "Você conhece Schroedinger? Pois então". Mesmo ele não sabendo que o cara é físico e não engenheiro eu não fiquei satisfeita. Quem que eu conheço que se formou em engenharia e é famoso? Nobody. E resolvi fazer umas pesquisas(no google), que não me renderam muito resultado. O que descobri posto aqui, mas esse texto estará passivo de editações enquanto eu não tiver uma BIG lista de engenheiros junto ao reconhecimento dos seus trabalhos. Pois, afinal de contas, os engenheiros são muito desvalorizados. Quem é que fez a torre Eiffel? Quem fez a ponte estaiada de São Paulo? Quem são os responsáveis pelo fornecimento de energia para todo o país?Pra ser mais clara: Quem é que projetou, construiu ou montou tudo o que vemos ao nosso redor? Mesmo que alguns construtores e planejadores que você conheça não tenham a formação, pode ter certeza que algo de engenheiro eles tem. Sabemos que a pessoa que inventou a roda há 6000 anos atrás na civilização sumeriana não tinha diploma, mas essa pessoa era um engenheiro nato. Sem mais demoras, vamos à nossa lista:



ENGENHEIROS FAMOSOS:





  • Eliezer Betista- Engenheiro(UFPR) e administrador de empresas, nasceu em Nova Era, MG(Br) no dia 4 de maio de 1924. Foi presidente da Companhia Vale do Rio Doce, transformando-a numa das maiores companhias do planeta.


  • Miriam Belchior- Atual Ministra do planejamento, orçamento e gestão(2011). É formada em engenharia de alimentos pela Unicamp, fez mestrado pela FGV em Administração Pública. Foi professora na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e tem assento no conselho de administração da Eletrobrás. Continua...

3 comentários:

  1. Oi moça, também confesso que não conheço engenheiros famosos, inclusive estava procurando alguns para colocá-los no meu trabalho do colégio, uma revista sobre Engenharia. Mas durante minhas pesquisas descobri um fato interessante, a Torre Eiffel tem esse nome em homenagem ao engenheiro que a construiu, Gustave Eiffel. Ele, inclusive, foi um dos projetistas da Estátua da Liberdade. Se você quiser saber mais, consulte o Wikipedia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Uma Pessoa tão Improtante como ele, foi ministro e também presidente do Conselho Nacional de Minas e Energia e da Comissão de Exportação de Materiais Estratégicos. E para o Prazer de muitos invejosos ele foi afetado pelo golpe militar de março de 1964, foi afastado da presidência da Vale.

    Nós estudantes de Engenharia, indiferente do Ramo somos muito importante para o Planeta.


    Paulo Prado

    ResponderExcluir
  3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%AAmio_Eminente_Engenheiro_do_Ano

    ResponderExcluir

Se você deseja deixar sua opnião, comentário, ou apenas um oi, escreva um comentário. OBS: Por favor não utilize esse espaço para publicação de pornografia e palavras de baixo calão.